Projeto Xaxado, meu bem, xaxado – O centenário de Luiz Gonzaga

O GRUPO DE XAXADO CABRAS DE LAMPIÃO, filiado a ARTEPE, está de malas prontas para percorrer vinte cidades do Nordeste ministrando oficinas de xaxado, palestras com Anildomá Willans de Souza e apresentações com o Projeto XAXADO, MEU BEM, XAXADO – O CENTENÁRIO DE LUIZ GONZAGA, patrocinado pelo Funcultura / Fundarpe / Secretaria de Cultura / Governo de Pernambuco / Ministério da Cultura. A jornada começa no dia 23 de novembro e irá até o final do ano prestando homenagem ao Rei do Baião, que este ano comemora cem anos de nascimento. “Muito nos honra essa empreitada, sobretudo porque Luiz Gonzaga canta em seu repertório as músicas do cangaço e foi quem melhor manteve viva a dança do XAXADO, nos permitindo reproduzir no placo com originalidade e autenticidade”, comemora a diretora e coreógrafa do Grupo de Xaxado Cabras de Lampião, Cleonice Maria. Segue abaixo as cidades que receberão o Projeto XAXADO, MEU BEM, XAXADO: O CENTENÁRIO DE LUIZ GONZAGA:

 

Águas Belas (Pernambuco);

Olinda, (Pernambuco);

Recife, (Pernambuco);

Delmiro Gouveia (Alagoas);

Água Branca (Alagoas);

Paulo Afonso (Bahia);

Nazaré Da Mata,  (Pernambuco);

Aliança, (Pernambuco);

Exu (Pernambuco);

Serrita (Pernambuco);

Barbalha (Ceará);

Juazeiro Do Norte (Ceara);

Crato (Ceará);

Cajazeiras (Paraiba);

Parnamirim (Pernambuco);

Salgueiro, (Pernambuco);

Limoeiro, (Pernambuco);

Orobó, (Pernambuco);

Caruaru, (Pernambuco).

 

MUSEU DO CANGAÇO

Ponto de Cultura Cabras de Lampião

Vila Ferroviária, S/Nº – Centro

CEP: 56.903-170

Serra Talhada – Pernambuco

Tel: (87) 3831 3860 / 9938 6035

E-mail: cabrasdelampiao@gmail.com

www.pontodeculturacabrasdelampiao.blogspot.com

Divulgação

Manifestação pública em favor dos índios Guarani-Kaiowá em

Feira de Santana-BA

Dia 09 de novembro, sexta-feira, foi a data escolhida para manifestação pública nacional em favor dos índios Guarani-Kaiowá. Aqui em Feira de Santana,Ba, o ato público será às 07:30h da manhã, no cruzamento da Av. João Durval com a Presidente Dutra, na calçada central em meio às pistas.

Nossas 170 cruzes brancas já estão prontas, assim como faixas e banners e contamos com a disposição de cada um de vocês para fazer esta causa conhecida em Feira e no Brasil. Que possamos fazer ecoar nossa voz e entender que a história de um país acontece quando seu povo é ativo. Lembrando de usar blusa-camisa preta, adereço indígena (se tiver), pintura no rosto como os índios. Até sexta!

Jaqueline Guarani Kaiowá Umanzor