Rita Olivieri-Godet lança livro e recebe comenda em Feira de Santana

 

ALivro 1

A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) convida a comunidade para o lançamento da obra “A alteridade ameríndia na Ficção Contemporânea das Américas: Brasil, Argentina & Quebec” (Belo Horizonte: FinoTraço, 2013), da professora doutora Rita Olivieri-Godet. A solenidade será quinta-feira (29), às 20h, na Galeria Carlo Barbosa, Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca), localizado na rua Conselheiro Franco, 66, Centro, Feira de Santana.

No mesmo dia, Rita Olivieri-Godet será condecorada com a Comenda Maria Quitéria, concedida pela Câmara Municipal de Feira de Santana, em solenidade que começa às 18h30 na Câmara.

A obra, conforme explica Rita Olivieri-Godet, proporciona discussão sobre a questão da autonomia dos povos ameríndios e as modalidades de um projeto inclusivo no que diz respeito à construção da cidadania no interior dos estados nacionais. Busca-se, ainda, uma reflexão sobre o significado da “americanidade” no âmbito do cosmopolitismo pós-moderno.

Esta obra de Rita Olivieri-Godet, conforme relata a própria autora, contribui para deslocar o imaginário que reserva aos povos indígenas o lugar marginalizado de “estrangeiros de dentro”, de “relíquias de um passado” a ser preservado, “impulsionando, ao modo delas, a reconfiguração da sensibilidade contemporânea”.

Rita Olivieri-Godet é professora titular de Literatura Brasileira e diretora do Departamento de Português na Universidade de Rennes na França. Especializou-se nas relações entre literatura e identidade, tomando como corpus privilegiado a produção literária brasileira dos séculos XX e XXI. Escreveu, entre outros, um estudo monográfico sobre a obra do autor baiano João Ubaldo Ribeiro, intitulado Construções identitárias na obra de João Ubaldo Ribeiro (São Paulo: Hucitec; Rio de Janeiro: ABL; Feira de Santana: UEFS Editora, 2009).

Foi professora titular de Teoria da Literatura na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Publicou vários artigos em revistas nacionais e estrangeiras e livros sobre literatura e cultura brasileiras no Brasil e na França.

“A alteridade ameríndia” integra a Coleção Litteris da Fino Traço Editora. O lançamento conta com apoio cultural do Cuca e da Secretaria Municipal de Cultura.

Ascom/Uefs

.

 

Lançamento da 6ª Feira do Livro em Feira de Santana

 

SONY DSC

A Universidade Estadual de Feira de Santana realizou, nessa quinta-feira (8), o lançamento oficial da 6ª Feira do Livro – Festival Literário e Cultural, em solenidade realizada à noite, no Casarão Fróes da Motta, com a presença de representantes da comunidade local e de outros municípios. O vice-reitor da Uefs, professor Genival Corrêa, um dos idealizadores do evento, afirmou que a expectativa de público é de mais de 40 mil pessoas, superior ao registrado em 2012.

Serão seis dias de atividades desenvolvidas de 10 a 15 de setembro em estandes armados na praça João Barbosa de Carvalho, a Praça do Fórum. O público terá a oportunidade de participar de lançamentos, exposições e vendas de livros, palestras interativas, mesas-redondas, recitais poéticos e de cordel, apresentações teatrais e musicais, encontros de músicos e escritores, contação de histórias e muitos mais.

Consolidado na região e no Estado, a Feira do Livro deverá se tornar um dos mais importantes eventos da literatura nordestina, conforme salientou o vice-reitor Genival Corrêa. Para a coordenadora de Extensão da Uefs, professora Rita Brêda, com o crescimento da Feira do Livro, a expectativa é de que Feira de Santana seja capaz de sediar, em breve, um evento do porte de uma Bienal do Livro, como é feito em Salvador.

O reitor José Carlos Barreto, também presente na solenidade, destacou a importância da parceria com entidades para o sucesso da Feira do Livro. Ele citou o nome do ex-secretário da Educação do Município, o professor José Raimundo Pereira de Azevêdo, “através do qual a Prefeitura prestou decisiva colaboração”, conforme avaliou.

O secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Jailton Batista, em pronunciamento, afirmou que a Prefeitura está empenhada, inclusive na viabilização do acesso de estudantes da rede municipal a livros e outros materiais, de forma semelhante aos alunos das escolas estaduais, que recebem tíquetes para troca por produtos expostos nos estandes.

SONY DSC

Os presentes na solenidade de lançamento da 6ª Feira do Livro assistiram apresentações artísticas com a participação do músico e cantor Tito Pereira e das cantoras Carol Pereyr e Camila Gonçalves, além do grupo Projeto Melancolia, Piano e Poesia, coordenado pela professora Mônica Vasconcelos, do Seminário de Música do Centro Universidade de Cultura e Arte (Cuca).

A Feira do Livro é uma realização conjunta da Uefs, Secretaria Estadual da Educação através da Direc 2,  Secretaria Municipal da Educação, Fundação Pedro Calmon, Sesc e Arquidiocese de Feira de Santana.

Ascom/Uefs

.

 

SESC – Dia dos Pais 2013

 

Dia dos Pais 2013 - 060813

No mês de agosto o Brasil inteiro presta uma homenagem a todos os pais, e com o intuito de prestigiá-los por esta data tão especial o SESC promove – dia 9 de agosto – um grande baile dançante rendendo homenagens aos queridos pais em um evento para ouvir, dançar, recordar e descontrair, trazendo toda a alegria da Banda Flash Back. Além disso haverá o show de voz e sanfona da cantora Luciana Laviny, atividades lúdicas, homenagens e atividades diversas. O evento será gratuito e direcionado aos portadores de carteira social do SESC devidamente regular.

Cuca inscreve até sexta-feira para 14ª Caminhada do Folclore

 

Angelo Pinto

 Foto divulgação: Cuca

Prosseguem até sexta-feira (9) as inscrições para a 14ª Caminhada do Folclore, evento promovido pela Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), através do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca). Os grupos interessados em participar devem se dirigir ao Cuca, localizado na rua Conselheiro Franco, 66, Centro, em Feira de Santana. Contato pode ser mantido pelos telefones (75) 3221-9766 e 3161-3014.

Este ano, a Caminhada do Folclore será realizada no dia 18 de agosto (domingo). A saída será às 8h do Centro de Cultura Amélio Amorim, no bairro Capuchinhos, com destino à avenida Getúlio Vargas pela rua Frei Aurelino de Grotramari. Depois, os grupos fazem trajeto de aproximadamente 2,5 quilômetros até o Espaço Cultural Marcus Moraes, já no centro da cidade.

A Caminhada do Folclore foi idealizada com o propósito de preservar, valorizar e divulgar as manifestações culturais do povo nordestino, a chamada cultura de raiz. É realizada no mês dedicado ao folclore, celebrado oficialmente em 22 de agosto (Dia do Folclore).

A proposta é de um desfile de grupos folclóricos que mostrem diferentes aspectos dos traços culturais de Feira de Santana e de outros municípios da Bahia. Dentre outras manifestações, eles apresentarão puxada de rede, quadrilha, capoeira regional e de angola, literatura de cordel, bumba meu boi, samba de roda, afoxé, reisado, samba e caretas.

Ao longo dos anos, observa a diretora do Cuca, Celismara Gomes, a Caminhada do Folclore “vem passando por um processo de crescimento e revitalização, trazendo para as ruas os grupos realmente comprometidos com a cultura de raiz”. O evento tem atraído a atenção de pesquisadores brasileiros e de outros países que aproveitam a oportunidade para entrevistas e registros fotográficos.

Ascom/Uefs