Estação Verão SESC e Dia do Comerciário 2014

 

O Carnaval chegou, e o SESC não vai deixar ninguém parado durante essa grande festa!

No dia 02 de março, domingo de Carnaval, no Projeto Estação Verão SESC, teremos o pagode de mesa do Grupo R6 e o ecletismo de Valdômio e seus teclados, além de palestra odontológica com distribuição de kits dentais.

Dia 03 de março, segunda-feira de Carnaval, O SESC comemora o Dia do Comerciário com uma grande festa e diversas atividades como Brinquedos infláveis; Oficinas com material reciclável; Contação de Histórias, Recreadores Infantis, tenda da saúde e oficinas de educação ambiental.

Ainda no Dia do Comerciário teremos shows musicais com o chorinho refinado do Choro & Samba Entre Amigos, e toda a tradição e alegria com o samba de roda da Quixabeira da Matinha.

E no dia 04 de março, terça-feira, encerrando o Carnaval e o Projeto Estação Verão no SESC, teremos o romantismo de William Vally e a animação de David Junior.

Comerciário! Reúna sua família e venha curtir o CARNAVAL no SESC!

Atenção! O acesso ao SESC é restrito aos seus associados e dependentes com a carteira atualizada, regra essa, válida para todas as idades.

Capinan – Balança mas Hai-Kai

 

Chaplin

Um vagabundo

Tira do bolso imundo

Um mapa-mundi

 

Poesis

A flor sustenta o caule

Eu não sei como fazer

(Quem sabe se a flor nem sabe?)

 

Intervalo

Entre nós existiria

O precipício de uma ponte

Ou somente travessia?

 

Relâmpagos

Aves que não voam

Lá se vão os trovões

Pássaros que soam

José Carlos Capinan. Poemas. Salvador:  FCJA, COPENE (Col. Casa de Palavras, Série Poesias, 10), 1996, p. 109

Programa Santander oferece bolsas de intercâmbio para alunos da Uefs

 

Até o dia 7 de abril estarão abertas as inscrições para seleção de graduandos interessados em participar do Programa de Bolsas Ibero-Americanas do Banco Santander. Cinco bolsas serão disponibilizadas a estudantes da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) para início do intercâmbio em janeiro ou fevereiro de 2015. As inscrições devem ser feitas das 8 às 11h30 e das 14 às 17h30 na Assessoria Especial de Relações Institucionais (Aeri) da Uefs, localizada no prédio da Administração Central, 1º andar.

Apresentar bom desempenho acadêmico, estar regularmente matriculado e, no semestre em que realizará o intercâmbio, ter integralizado no mínimo 40% e no máximo 80% do currículo do curso, são alguns dos pré-requisitos para participar da seleção.

O edital está publicado no site http://aeri.uefs.br. Mais informações pelo telefone (75) 3161-8036.

Atualmente, cinco estudantes estão cursando intercâmbio através do convênio entre a Uefs e o Santander: Deise Fraga (Engenharia de Alimentos / Portugal); Izabela Maciel (Engenharia Civil / Espanha); Alana da Silva (Odonto / Portugal); Camila Braga (Direito / Espanha); Daian da Cruz (Educação Física / México).

Fonte: Ascom

 

 

Poesia em prosa

 

Carta de Caymmi para Jorge Amado

“Jorge, meu irmão, são onze e trinta da manhã e terminei de compor uma linda canção para Yemanjá, pois o reflexo do sol desenha seu manto em nosso mar, aqui na Pedra da Sereia. Quantas canções compus para Janaína, nem eu mesmo sei, é minha mãe, dela nasci. Talvez Stela saiba, ela sabe tudo, que mulher, duas iguais não existem, que foi que eu fiz de bom para merecê-la? Ela te manda um beijo, outro para Zélia e eu morro de saudade de vocês. Quando vierem, me tragam um pano africano para eu fazer uma túnica e ficar irresistível.

Ontem saí com Carybé, fomos buscar Camafeu na Rampa do Mercado, andamos por aí trocando pernas, sentindo os cheiros, tantos, um perfume de vida ao sol, vendo as cores, só de azuis contamos mais de quinze e havia um ocre na parede de uma casa, nem te digo. Então ao voltar, pintei um quadro, tão bonito, irmão, de causar inveja a Graciano. De inveja, Carybé quase morreu e Jenner, imagine!, se fartou de elogiar, te juro. Um quadro simples: uma baiana, o tabuleiro com abarás e acarajés e gente em volta. Se eu tivesse tempo, ia ser pintor, ganhava uma fortuna. O que me falta é tempo para pintar, compor vou compondo devagar e sempre, tu sabes como é, música com pressa é aquela droga que tem às pampas sobrando por aí.

O tempo que tenho mal chega para viver: visitar Dona Menininha, saudar Xangô, conversar com Mirabeau, me aconselhar com Celestino sobre como investir o dinheiro que não tenho e nunca terei, graças a Deus, ouvir Carybé mentir, andar nas ruas, olhar o mar, não fazer nada e tantas outras obrigações que me ocupam o dia inteiro. Cadê tempo pra pintar?

Quero te dizer uma coisa que já te disse uma vez, há mais de vinte anos quando te deu de viver na Europa e nunca mais voltavas: a Bahia está viva, ainda lá, cada dia mais bonita, o firmamento azul, esse mar tão verde e o povaréu. Por falar nisso, Stela de Oxóssi é a nova iyalorixá do Axé e, na festa da consagração, ikedes e iaôs, todos na roça perguntavam onde anda Obá Arolu que não veio ver sua irmã subir ao trono de rainha? Pois ontem, às quatro da tarde, um pouco mais ou menos, saí com Carybé e Camafeu a te procurar e não te encontrando, indagamos: que faz ele que não está aqui se aqui é seu lugar? A lua de Londres, já dizia um poeta lusitano que li numa antologia de meu tempo de menino, é merencória. A daqui é aquela lua. Por que foi ele para a Inglaterra? Não é inglês, nem nada, que faz em Londres? Um bom filho-da-puta é o que ele é, nosso irmãozinho.

Sabes que vendi a casa da Pedra da Sereia? Pois vendi. Fizeram um edifício medonho bem em cima dela e anunciaram nos jornais: venha ser vizinho de Dorival Caymmi. Então fiquei retado e vendi a casa, comprei um apartamento na Pituba, vou ser vizinho de James e de João Ubaldo, daquelas duas ‘línguas viperinas, veja que irresponsabilidade a minha.

Mas hoje, antes de me mudar, fiz essa canção para Yemanjá que fala em peixe e em vento, em saveiro e no mestre do saveiro, no mar da Bahia. Nunca soube falar de outras coisas. Dessas e de mulher. Dora, Marina, Adalgisa, Anália, Rosa morena, como vais morena Rosa, quantas outras e todas, como sabes, são a minha Stela com quem um dia me casei te tendo de padrinho. A bênção, meu padrinho, Oxóssi te proteja nessas inglaterras, um beijo para Zélia, não esqueçam de trazer meu pano africano, volte logo, tua casa é aqui e eu sou teu irmão Caymmi”.

.