Aniversário de Luiz Gonzaga: tributo e homenagem no teatro de Arena do Cuca

 

O Tributo a Luiz Gonzaga é uma homenagem que o Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca) presta ao genial instrumentista e uma das mais criativas e emblemáticas figuras da cultura nordestina. Gonzagão, como era chamado, ganhou notoriedade na música popular brasileira com canções antológicas.

Tocando sua sanfona e cantando, levou a alegria do forró e dos festejos juninos para todo Brasil, popularizando o baião, o xote e o xaxado pelo país afora e fazendo com que as pessoas se sensibilizassem com a pobreza, as tristezas e as injustiças do sertão nordestino.

Este ano, se vivo estivesse, completaria 99 anos em 13 de dezembro, dia em que acontecerá a 5ª edição do Tributo, a ser realizado no Teatro de Arena do Cuca, a partir da 20h, e o ingresso custará 1kg de alimento não perecível, com o montante arrecadado a ser doado a instituições de caridade da cidade.

Com o tema “Luiz Gonzaga no canto das mulheres”, foram convidadas as cantoras Jaqueline Damasceno, Simone Fraga e Priscilla Vasconcelos, para emprestarem suas vozes femininas às canções de seu Lua. Jaqueline é uma cantora com carreira solo consolidada e tem em seu repertório músicas de Gonzagão. Simone e Priscilla são cantoras iniciantes e que foram convidadas em função da política cultural que o Cuca mantem em abrir espaço para novos talentos. Terão como companheiros de palco Zé Trindade no acordeon, Zé das Congas na percussão e o violoncelista André Eugênio.

Jailton Silva do Nascimento

Funcionário do Cuca e aluno especial do Mestrado em Crítica Cultural da Uneb/Alagoinhas

Um comentário em “Aniversário de Luiz Gonzaga: tributo e homenagem no teatro de Arena do Cuca

  1. gostaria de parabenizar a toda que homenagiaram o nosso rei do baiao Luiz gonzaga, nós em guarulhos estmos para homenagiar este cantor que fez historia no mundo inteiro,presizamos de apoio, ajude com ideias, o vereador guti de Guarulhos, denominou o teatro em guarulhos de teatro luiz gonzaga,s.paulo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.