O afoxé Filhos de Gandhy comemora 63 anos de tradição

Os Filhos de Gandhy abriram na tarde desta segunda-feira (20) o Circuito Dodô (Barra-Ondina). Na comemoração dos 63 anos do mais antigo afoxé do país, pais e filhos cumprem a tradição de integrar o tapete branco e de trocar colares entre si e com as mulheres que seguem a corda do bloco.

Tenho 30 anos de bloco e todo ano eu choro antes mesmo de começar. É  uma emoção muito forte ver este bloco desfilar. Nao tem nada mais bonito”, diz José Amorim, 67 anos. Já para o desginer gráfico, Eduardo Reis, o principal é  estar atento aos detalhes que o afoxé traz a cada ano. “Eu gosto de apreciar a dança dos orixás, o padê, de ouvir as músicas, de curtir a energia do Gandhy,  que uma coisa única”, conta

Composto só por homens, os Filhos de Gandhy prima pela tradição. Na roupa, no perfume Alfazema, nas guias, nos turbantes e nas danças, por todos os lados, o  afoxé parece hipnotizar a multidão.

Com mais de seis décadas de existência e resistência, o que não falta no afoxé é o encontro de gerações. A tradição e o amor pelo bloco vai passando de pai para filho e a família inteira se envolve com o bloco. É o caso de Xavier dos Prazeres, pai de Sindarta e avô de Max. “Aqui é o encontro. E nestas décadas que desfilo aqui venho afirmando meu amor pelos Filhos de Gandhy. Primeiro eu, depois meu filho e agora meu  neto. São os nossos valores que estão na Avenida”, finaliza.

Fonte: Correio da Bahia – Mayra Lopes e Gilvan Reis

 

3 pensou em “O afoxé Filhos de Gandhy comemora 63 anos de tradição

  1. Pingback: Nordeste e nordestinos inspiram o Carnaval 2012 – Rio de Janeiro | Babel das Artes - Artesanato Brasileiro

  2. Depois da globalização o afoxé Filhos de Gandhi perdeu a tradição. Composto de quase dez mil homens, a maioria só quer mesmo é rosetar pela Avenida, não respeitando nem as mulheres acompanhadas. Enfim, virou um bando de tarados violentos e covardes.

    • É lamentavel que um “Tomzinho qualquer” se arrogue no direito de taxar a tradição FILHOS DE GANDHI como um bando de ‘tarados, violentos e covardes’. Somente a pobreza de espirito de uma pessoa que se diz ANISTIADO POLITICO, seria capaz de tirar tal conclusão. Se, por acaso, dito cidadão teve desacatada a sua honra, ou da sua mulher, NÃO DEVERIA PLURALIZAR tal ofensa a ponto de inserir no site da entidade seu pensamento mesquinho e mediocre. É certo que alguns componentes do GANDHI às vezes agem de modo inconveniente. MAS NÃO É UMA REGRA GERAL, são exceções normais em qualquer agrupamento humano e social. O ‘Sr.Tom’ deveria sim é ter uma atividade profissional e não se esconder sob o rótulo de ‘anistiado politico’. VÁ TRABALHAR, VAGABUNDO!!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.