Festa do Bonfim – Alegria, devoção e protesto

                                                  Foto: Raul Spinassé 

Nesta quinta-feira, 17, após o Culto Ecumênico realizado em frente à Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, padroeira de Salvador, uma queima de fogos iniciou a caminhada dos fiéis em direção à Colina Sagrada, onde fica localizada a Igreja do Bonfim. Dezenas de baianas puxam o cortejo de baianos, turistas e autoridades até a Igreja. Cerca de 34 entidades culturais, entre bandas de sopro, afoxés, grupos de samba e percussão, além dos 1.500 integrantes do Bloco Afoxé Filhos de Ghandy, desfilam pela Cidade Baixa.

O culto reuniu milhares de fiéis que desde o início da manhã desta quinta-feira, 17, aguardavam em frente à Conceição da Praia, no Comércio. Participaram da cerimônia representantes de diferentes religiões, entre católicos, evangélicos, mulçumanos, espíritas e do candomblé, além políticos e autoridades locais, como o governador em exercício, Otto Alencar, do chefe da Casa Civil, Rui Costa, da senadora Lídice da Mata e do prefeito de Salvador, ACM Neto.

                                                        Foto: Eric Salles

 “Quem tem fé vai a pé”

Além de preparo físico, é preciso fé para enfrentar o percurso de oito quilômetros, da Conceição da Praia à Colina Sagrada. O cortejo tem início após a celebração do culto inter-religioso. São quase três horas de uma peregrinação que segue o fluxo da Rua Miguel Calmon, no Comércio, encontra a Avenida Jequitaia (Calçada) e converge na Avenida Fernandes da Cunha (Mares). Na reta final, a Avenida Dendezeiros é o caminho para a multidão chegar à igreja ao som de bandinhas, conjuntos de percussão e muito samba.

Estrutura

Para receber a multidão de devotos e turistas que acompanham a lavagem, os poderes públicos municipal e estadual prepararam um esquema especial de trânsito e transporte, saúde e segurança. Por parte da Secretaria da Segurança Pública, cerca de 1.900 policiais (1.811 militares e 85 civis) vão assegurar a tranquilidade no cortejo. São três postos da Polícia Civil e 38 postos elevados de observação da Polícia Militar (PM).

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) montou três postos (Conceição da Praia, Estação da Calçada e Colina Sagrada). Duas ambulâncias também estão de prontidão para casos graves .

Políticos testam popularidade na festa do Bonfim.

A tradicional Lavagem do Bonfim será marcada, nesta quinta-feira, 17, pela estreia de ACM Neto (DEM) como  prefeito de Salvador  na festa religiosa e pela ausência do governador Jaques Wagner (PT), que está em viagem à China.

Manifestação de fé, mas que serve de palco para testar a popularidade dos políticos, a caminhada funciona como um termômetro tanto para Neto medir a avaliação dos 17 primeiros dias de sua gestão, como para Wagner auferir os seis anos de seu governo, o qual estará no comando até 2014.

Wagner, que só retorna à Bahia na próxima terça-feira, vai escapar de ser acusado de “pecador” pelos servidores do Estado. No 7 de Setembro de 2012 o governador também agendou uma viagem à Espanha e Singapura (Ásia) e se livrou das vaias dos professores e dos policiais – categorias que comandaram as duas maiores greves, no ano passado, contra o governo do petista. Desta vez, as críticas vão sobrar para o vice-governador Otto Alencar (PSD), que estará representando Wagner na Lavagem do Bonfim. Disposição é o que não falta aos servidores. “Vamos denunciar ao Senhor do Bonfim que o governador não paga a URV dos funcionários”, avisa a coordenadora da Federação dos Trabalhadores Públicos do Estado da Bahia (Fetrab), Marinalva Nunes.

Para os 43 vereadores eleitos em outubro será a chance de reencontrar o eleitor e ratificar os compromissos de campanha eleitoral. Quanto aos que estão mirando a eleição de 2014, não custa nada pedir, desde já, as bênçãos do Senhor do Bonfim.

 Fonte: Com informações do jornal A Tarde online.

Observação: Publicarei ainda hoje a história da Lavagem do Bonfim, da origem aos nossos dias.

.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.