O fole vai roncar na grande final do 6º Festival de Sanfoneiros – Hoje, sexta-feira!

 Sanfoneiros

 

Dentre os elementos que melhor caracterizam a cultura popular nordestina, a sanfona se destaca quando o quesito é musical. Duelos entre os melhores sanfoneiros, de Feira de Santana e região, poderão ser vistos de perto pelo público, no Auditório Central da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), nesta sexta-feira (24). Nesta data, será realizada a grande final do VI Festival de Sanfoneiros, promovido pela Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), através do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca). Este ano, o Festival distribuirá R$ 24 mil em prêmios.

Cinco jurados, com formação específica ou notório conhecimento na área de música e cultura popular, julgarão os 16 finalistas observando os seguintes critérios: execução do instrumento (harmonia, melodia e ritmo) e performance do sanfoneiro (desenvoltura e comunicação com o público). Serão premiados os 1º, 2º e 3º lugares da Categoria I (até oito baixos) e da Categoria II (acima de oito baixos).

Durante o evento, o público presente, através do voto popular, também poderá escolher o melhor sanfoneiro da noite. Serão concedidos dois “Prêmio Júri Popular”, sendo um para a Categoria I e um para a Categoria II. Vale lembrar que o evento terá início às 18h30 e tem entrada franca.

Além dos finalistas, também se apresentarão no evento, um trio sanfoneiro (foyer principal), Asa Filho e Trio de Forró (show de abertura), Pedro de Dário (forró pé-de-serra), Grupo de Câmara do Cuca e convidados (tocando Luiz Gonzaga) e o Maestro Rogério Ferrer, que participará de um duelo de sanfonas com o artista Marciano.

Ascom/Uefs

Em tempo: Para quem está fora da cidade, ou não pode comparecer ao teatro da UEFS, A TVE Bahia vai transmitir ao vivo, através da internet, a grande final do 6º Festival de Sanfoneiros, evento que será realizado nesta sexta-feira (24), a partir das 18h30, no auditório central da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), com entrada franca.

O endereço do site é www.irdeb.ba.gov.br/tveonline.

O Festival de Sanfoneiros também será gravado pela TVE Bahia para exibições futuras na televisão aberta.

Sanfoneiros J Sobrinho e Os Bambas do Nordeste

Foto: George Lima

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.