Projeto Sonora Brasil – 4a etapa 2013

Samba de Cacete da Vacaria – PA.

 

O Projeto Sonora Brasil – Formação de Ouvintes Musicais traz a público feirense a possibilidade do contato coma música brasileira mais pura, que valoriza a qualidade das composições e de seus intérpretes, permitindo o desenvolvimento de novos hábitos de apreciação musical.

O tema deste circuito, Tambores e Batuques, apresenta manifestações de tradição oral presentes em comunidades quilombolas que tem o tambor como elemento fundamental e, em alguns casos, sagrado. Encerrando o projeto neste ano de 2013, teremos a apresentação do grupo paraense Samba de Cacete da Vacaria. O grupo é formado por pessoas que mantém relações familiares e de vizinhança, e que participam regularmente de atividades sociais onde se pratica o samba de cacete. Seus integrantes, em sua maioria, são moradores da zona rural da cidade de Cametá e vivem da produção agrícola.

Uma das situações sociais mais recorrentes relacionadas ao samba é “o convidado”. Trata-se de um movimento de solidariedade e união de forças quando uma pessoa da comunidade vai preparar o terreno para o plantio e todos se juntam para ajudar. Da limpeza do terreno ao plantio, o samba de cacete é tocado no intuito de animar o grupo para que o trabalho seja feito com eficiência e rapidez.

O grupo é formado por tamboureiros e cantadeiras/sambadeiras e seus cânticos são acompanhados por dois tambouros e mais um percussionista que toca os cacetes. Tem a liderança do Mestre Benedito Moía.

 

Data: 09/11/13 (sábado) – Concerto Samba de Cacete da Vacaria – PA

Local: CUCA – Centro Universitário de Cultura e Arte

Horário: 19h30

Classificação: livre

Apoio: CUCA/UEFS

Inteira: R$10,00 / Meia: R$5,00 (extensiva a comerciários (carteira do SESC), Estudantes (carteira de estudante), Classe Artística, e Servidores do Sistema Fecomércio – Bahia (crachá funcional).

.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.