O muguet e o Dia do Trabalho

Primeiro de maio – Festa do trabalho e Festa do muguet

A história do muguet, essa florzinha singela e perfumada tornou-se um símbolo do mês de maio, tempo de primavera na Europa. Contam que os Celtas festejavam o muguet no primeiro dia do mês de maio. Na idade média ela era colhida para festejar as noivas; na França do Renascimento, Charles IX recebeu um galhinho de muguet no primeiro de maio e instituiu o costume de oferecer  muguets, nessa data,  às damas da corte.

Em seguida, as costureiras, também na França, cultivavam a  tradição de oferecer muguets às crianças no dia primeiro de maio, como porte-bonheur (símbolo de boa sorte) costume que foi incorporado pelos trabalhadores, que transformaram a singela flor em símbolo da festa do trabalho,

O muguet é uma planta originária do Japão; típica das regiões temperadas ela cresce nos bosques, em locais protegidos da luz intensa, na Ásia na Europa e nos Estados Unidos e desabrocha no início da primavera. Ele simboliza a entrada da primavera no hemisfério norte. O seu nome científico é Convallaria majalis leucanthenum.

As flores, que têm a forma de pequenos sinos, também são conhecidas como Lis de la vallée (lírio do vale) e lágrimas de Nossa Senhora (em Portugal); elas exalam um perfume delicioso e são consideradas como símbolos de felicidade e da boa sorte. O Muguet é a flor símbolo da Finlândia. Na França e na Bélgica ele é oferecido aos familiares e aos amigos no dia 1 de Maio, “Dia do Trabalho”, com votos de felicidades e prosperidade, e simboliza também, na França, os 13 anos de casamento, as Bodas de muguet.

Não sei se aqui no Brasil, no sul e sudeste, o muguet é cultivado. Ah, quando eu era menina, minhas tias e a minha mãe usavam, nas grandes ocasiões, um perfume francês que deixava o rastro por onde elas passavam; chamava-se Muguet du Bonheur (lírio da felicidade). Nem sei se ele ainda é comercializado.

Como não tenho muguets de verdade para oferecer deixo algumas fotos e votos de felicidades e prosperidade para todos. Feliz primeiro de maio!

 

14 ideias sobre “O muguet e o Dia do Trabalho

  1. Hi,I read your blog named “O muguet e o Dia do Trabalho | Baú da Princesa” daily.Your humoristic style is witty, keep up the good work! And you can look our website about proxy server list.

  2. Só vc amiga, linda postagem sobre o muguet em relação ao dia do trabalho e outras curiosidades mais…
    Bjs, bom feriado!

  3. Sim…em 1º de maio, cada esquina de Paris tem gente vendendo Muget, quem ganha, sabe que a pessoa está desejando felicidades, sorte, enfim todas as coisas boas desse mundo,e quem dá, tbm receberá as mesmas coisa…então, amanhã, 01 de maio de 2014, feliz dia do trabalho, feliz dia do muguet, desejo a todos essa felicidade…beijocas…. :o)

  4. farei uma trabalho sobre as datas importantes na frança encantei-me pela história do muguet…as fotos estão lindas…tentarei confeccionar p apresentação do trabalho..

  5. Pingback: Dia do Trabalho | Baú da Princesa

  6. A que saudade temos da França! O muguet, não pude comprar um na rua, mas lhe ofereço todos meus votos de felicidade!
    Denis

  7. Queridas amigas Godoia,Tania,Ana e Di. Fiquei feliz com a visita de vocês ao blog e mais feliz ainda com os comentarios que deixaram registrados; isso faz um bem danado! Um abraço carinhoso para todas!

  8. Leni, sua mensagem entusiasma o mês de maio, não conhecia essa flor, lindas as fotos! Fiquei sonhando em conhecer um campo plantado de muguet!!! Feliz dia do trabalho… Beijos Di

  9. Muito interessante a relaçao trabalho e flor torna o tema mais humano acho q vc foi muito feliz na escolha. Eu conhecia a flor, nãsabia o nome nem a origem. UM abraço

  10. leni, um beijo e saudade,
    adorei essas flores e ainda mais com informaçoes tão interessantestambem me lembro do perfume dos lirios.Estamos qurendo ver voces. Um feliz mes de maio e todos os outros do ano,
    da amiga ana angélica.

  11. Que coisa mimosa e linda é o muguet!!! Este ano você caprichou no post, com mais fotos e informaçõesm sobre essa linda florzinha… Só a conheço mesmo por fotos, mas imagino o perfume e a beleza que deve ter… Obrigda pelo presente, menina!!! Feliz Dia do Trabalho…
    Beijos…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.