Santo de casa faz milagre: Seminário de Música do Cuca

Palestra e espetáculos festejam os 50 anos do Seminário de Música

O Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca), órgão vinculado à Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), realiza, nesta quarta-feira (5), às 19h, no Teatro do Cuca, evento em comemoração aos 50 anos do Seminário de Música. O professor Wellington Gomes, da Ufba, profere a palestra “Santo de casa faz milagre, sim! O Seminário de Música de Feira de Santana”.

Em seguida, haverá apresentações musicais com a participação de professores e alunos do Seminário de Música. Hamilton Gonçalves (violão) e Gledisney Marques (flauta) apresentam Distribuição de Flores e Bachianas Brasileiras nº5 – Cantilena, de Heitor Villa-Lobos; Simone Gonçalves (piano) apresenta Valsa Opus 64, nº 02, de Frederic Chopin; Simone volta ao palco com Leones Nascimento (percussão), apresentando Escovado, de Ernesto Nazareth.

A programação prevê, ainda, apresentações de Goreti Figueiredo (violão), Daniel Costa (Flauta) e Leones Nascimento (percussão), além da participação especial dos artistas feirenses Carlos Pitta e Dionorina.

Referência

O Seminário de Música de Feira de Santana foi criado em 1962 com a implantação dos Seminários de Música da Ufba. O município integrou o processo de interiorização do ensino superior dessa Universidade, fruto dos anseios e solicitações da comunidade local, conforme revela a diretora do Cuca, Celismara Gomes.

Em 1965, o Seminário de Música encerrou o vínculo com a Ufba, “tornando-se independente, porém funcionando com dificuldade”. Em 1985, o Seminário foi incorporado ao Departamento de Letras e Artes da Uefs e, em 1995, ao Cuca. “Ao longo desses 50 anos, o Seminário é referência na história e na formação musical da comunidade feirense”, ressaltou Celismara Gomes.

Ascom/Uefs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.