Festas populares da Bahia – Santa Bárbara

 

Baianos prestam homenagem a Santa Bárbara nesta quarta-feira

Quarta-feira (4) é o dia de homenagear Santa Bárbara e, em celebração ao dia da santa, o Centro Histórico vai se vestir de vermelho e branco. A tradicional Festa de Santa Bárbara, uma dos maiores festejos religiosos do calendário popular da Bahia, será dividida entre a celebração religiosa pela manhã e uma programação artística à tarde e à noite.

Uma grande homenagem no Largo do Pelourinho, marcada pelo respeito e pela devoção, será celebrada pela Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos. Já a programação artística, formada por 16 atrações como Fora da Mídia, Samba Chula de São Braz e Nelson Rufino, dá continuidade às homenagens ao dia festivo em todos os largos do Pelourinho durante a tarde e a noite.

Às 5h, será realizada a alvorada, que marca o início da festa com a tradicional queima de fogos no Largo do Pelourinho. Ainda pela manhã, às 8h, será realizada a missa campal, no mesmo local. Ao final da missa, uma procissão segue até o quartel do Corpo de Bombeiros. Além das homenagens à Santa, diversos carurus são oferecidos pela região, geralmente logo após a procissão. Os do Mercado de Santa Bárbara e do Mercado de São Miguel são alguns dos mais tradicionais.

Iansan RTEmagicC_santa-barbara-festa2_jpg

A partir das 14h30, o samba vai tomar os largos de todo o Pelourinho. O Largo Pedro Archanjo será movimentado pelas atrações Fora da Mídia, Bambeia e Sangue Brasileiro. No Largo Tereza Batista, os baianos poderão curtir o som de Nonato Sanskey e Roda de Samba Mucum’G, que abre a tarde de festa. Logo depois, vão se apresentar a banda Sambatrônica e o batuque afrobrasileiro do samba de roda da banda Barlavento. Já no Largo Quincas Berro D’Água, as atrações serão os grupos Samba Maria e Amoroso Samba e a cantora Claudya Costa.

O Terreiro de Jesus terá em seu palco o Grupo Trivial. A cantora Gal do Beco também fará uma apresentação especial. E o grupo Negros de Fé será responsável pelo show de encerramento da noite.

No Largo do Pelourinho, às 13h30, já será realizada a apresentação de Jorginho Commancheiro e Claudete Macêdo. Mais tarde, é a vez do Samba Chula de São Braz. E também vai se apresentar o sambista Nelson Rufino, que lança, no dia de Santa Bárbara, o seu novo DVD, e recebe como convidados Carlinhos Brown, Batifun, Carla Cristina, Edil Pacheco e Walmir Lima. De noite, será a vez de Juliana Ribeiro prestar sua homenagem ao dia, que se fará presente a partir das 20h.

A Festa

A Festa de Santa Bárbara, realizada pelo Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), órgão da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, é um dos eventos que integram o calendário das festas populares. O festejo é patrimônio imaterial desde 2008 por decreto do Governador do Estado e marca uma história de mais de 300 anos de culto à Santa Bárbara, Iansã para o Candomblé, sendo o sincretismo religioso uma das principais características da devoção à divindade.

Santa guerreira, é também lembrada como madrinha dos bombeiros e padroeira dos mercados. Suas cores são o vermelho e o branco. Estima-se que, a cada ano, mais de 12 mil fieis participam da saudação à Santa pelas ruas do Centro Histórico, de acordo com a assessoria de comunicação do CCPI.

Fonte: Correio da Bahia

.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>